o 25 de Abril em três horas

10:00



Como sabem, hoje é dia 25 de Abril e, não é um bom dia apenas por ser feriado. Claro que isso também ajuda bastante aqui a malta porque feriados já sabemos que nunca são de mais, pelo contrário, às vezes até são poucos.
Mas, este feriado, em específico, é um dia de alegria para grande parte da população portuguesa porque, foi neste dia, há 43 anos atrás, que foi posto um fim à ditadura, governada por Marcelo Caetano, na altura, que seguiu as pisadas de Salazar.
Obviamente que não vou falar como se lá estivesse estado porque não estive, porque só tenho (quase, quase) 23 anos. E, também não vou explicar aqui a história toda da revolução do 25 de Abril, por duas razões: primeira, porque quase todos conhecem a história desse dia, nem que sejam os pormenores básicos e mais importantes; a segunda razão é porque quase todo o mundo sabe que eu odeio história então não me ía conseguir expressar correctamente em relação a este assunto. Mas... Venho dar-vos a conhecer um filme (para quem não conhece; para quem conhece, é sempre bom recordar) que retrata super, super bem esse momento histórico. 
Eu não tive opção de escolha porque, o meu namorado que é fanático por todo o tipo de documentários, pôs o filme mesmo sabendo que eu não gosto de história e, simplesmente, tive de o ver até ao fim. Assim que ele pôs o filme e eu vi que tinha de gramar quase três horas a ver um filme sobre história e que ainda por cima era quase tão velho como eu, o meu pensamento foi jogar-lhe as mãos ao pescoço e esganá-lo ali mesmo! No final do filme, realmente, tive de dar o braço a torcer porque o filme estava mesmo muito bom e fiquei a conhecer mais aprofundadamente uma parte da história do nosso país e, o filme não é nada maçador, até se vê bastante bem e nem parece ser um filme de três horas. Além do conhecimento que adquiri, senti uma nostalgia tão grande enquanto via os actores que fazem parte do filme porque são actores que fizeram parte de novelas, séries, programas de comédia, etc. que foram parte da minha infância.


Este é o filme que vos falei que, podem e devem mesmo ver. Não se deixem enganar por ter um aspecto de época dos dinossauros porque vale mesmo a pena vê-lo. 
Se já viram o filme, podem deixar a vossa opinião aí nos comentários e, um bom feriado para todos/as! 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu já vi o filme e na altura achei muito longo, mas era criança na altura. Hoje talvez tenha outra visão sobre o filme. Mas é sempre bom ver algo que celebra a liberdade :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o filme é um bocado longo mas fiquei admirada porque até se vê bastante bem. Talvez se o tivesse visto quando era mais nova me tivesse aborrecido ahah

      Eliminar