coisas que aprendi com o passar do tempo...

00:47


Hello minhas coisas boas!
Quem me segue aqui pelo blog, sabe que tenho 23 aninhos feitos este ano mas (!), apesar da minha tenra idade já aprendi/percebi algumas coisinhas que, se soubesse essa informação há mais tempo, me teria dado um jeitasso enorme. Então, decidi partilhar algumas dessas informações com vocês.


as prioridades mudam

E, com as prioridades, as responsabilidades também. (Quase) toda a gente tem aquela fase da loucura, em que gostam de ir a uma boa festa, um bom bar, apanhar aquela bebedeira da praxe, etc.. Vocês percebem onde quero chegar!
Contudo, com o passar dos anos, começam a trocar essa vida louca por momentos mais sossegados, por cafés com amigos para descontrair e conversar, em ambientes mais calmos, começam a pensar no futuro.
Começam a aparecer os pensamentos de criar uma família, terem a vossa casa, estabilizarem, terem uma vidinha mais calma.


planos para o futuro

Este ponto pode parecer muito parecido ao anterior mas é aqui neste ponto que vocês começam a planear realmente o futuro. Nesta fase, começam a definir metas a nível pessoal e profissional e é a partir daqui que começam a pensar em várias maneiras de conseguirem o que vocês realmente querem. Passo a explicar:
Por exemplo, vocês querem ter a vossa própria casa. Então, começam a pensar que precisam de juntar x dinheiro durante x tempo para conseguirem ter a vossa própria casa.


os arrependimentos

Ora, é aqui que o vosso psicológico se vai muitas vezes abaixo. Começam a pensar que se tivessem agido de maneira diferente há não sei quantos anos atrás, que hoje teriam umas poupanças de parte, que hoje já teriam os estudos completos, que hoje já podiam ter aquele emprego de sonho, que hoje já teriam uma família... Sei lá! Tanta coisa...!
Importante! Têm de ver todos esses "erros" como uma aprendizagem porque senão dão em loucos e, acreditem, foram todas essas coisas que vos tornaram na pessoa que são hoje.


filtragem de pessoas

Percebes também que, mais vale poucas pessoas boas ao teu redor do que muitas e más. Sim, eu sei, estou a citar uma daquelas frases feitas mais ditas de todos os tempos. Mas malta, é verdade!
O vosso núcleo de amigos começa a diminuir drasticamente (a não ser que sejam anti-sociais como eu e aí continua tudo na mesma como a lesma) e começas a reparar que te vão sobrar imensos dedos das mãos aquelas pessoas com quem podes contar.
Quando estás bem, todos se preocupam contigo, todos querem estar contigo, todos "te dão apoio" mas, quando o teu mundo está prestes a desabar, não tens direito a sentir-te triste, desanimada, desmotivada, em baixo. E ai de ti que não esboces um sorriso ou que passado meia hora de teres desabafado não estejas praí aos pinotes!


começas a ganhar calos

Vais levar tanta chapada da vida que começas a ganhar calo. Ah e não é das pessoas que não gostamos porque com essas podemos nós bem. As pessoas que mais gostas é que te vão puxar muitas vezes o tapete debaixo dos pés e aí sim, é que é doloroso.
O mundo vai acabar? Não! Dói? Sim! Vai passar? Claro!
Com o tempo começas a ser indiferente a certas situações e aos poucos vais deixando de dar valor a certas coisas. Quando algo não corre bem no trabalho já não ficas tão desmotivado/a. Quando tens alguma discussão com o teu companheiro deixas de dar tanta importância. Quando te chateias com algum/a amigo/a já não ficas a remoer tanto.
Aos poucos, aprendes o que é o desapego e é nessa altura que começas a dar passos em frente.


E aí malta, quem já chegou a alguma destas conclusões com o passar da idade? Se querem a Parte 2 deste post, digam-me aí nos comentários pois há muito mais a dizer sobre este tema. Digam-me também o que foram aprendendo com o tempo e com a idade, quero saber tudinho!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Apesar de ter 21 anos, também já passei por esse processo de aprendizagem. Comecei recentemente a "filtrar" pessoas - aquelas que eram tóxicas e que não me traziam nada de positivo para a vida. E cada vez mais dou por mim a fazer planos para o futuro! Essa é a melhor parte
    Adorei o teu post!

    Beijinhos ♥
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, obrigada ♥

      Eu acho que fazes muito bem em fazer planos para o futuro porque é meio caminho andado para conseguires alcançar o que tanto desejas. Em relação às pessoas, é muito difícil às vezes mas depois acaba por ser a melhor decisão :)

      Beijinho grande Marta :D

      Eliminar
  2. Sou um bocado mais velhinho que tu mas revejo-me em todos os pontos que referes aqui. Desde muito cedo que, infelizmente, tive que aprender o que era o desapego, pois tiraram-me imensos tapetes debaixo dos pés e caí de cara no chão.

    Mas hey, levantei-me e segui em frente. O mais importante é mesmo conseguirmos aprender com tudo o que nos acontece, filtrar as pessoas, desapegarmo-nos das pessoas que não nos significam coisa alguma e aprender com as cabeçadas que damos na parede.

    Acima de tudo, há que levantar a cabeça e mostrar a essas pessoas que não precisamos delas nem dependemos das mesmas. É a maior chapada de luva branca que podemos dar ;)

    Beijinhos,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se formos ver o "historial" das pessoas de enorme sucesso vemos que levaram muitas "chapadas" até alcançarem o sucesso por isso acho que estamos no bom caminho quando damos umas quantas cabeçadas ahahah

      Beijinhos Ricardo :D

      Eliminar
  3. "Começas a ganhar calo" deve ser a mais verdadeira de todos :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá, algum dia temos de aprender com os erros ahahah´

      Beijinhos :D

      Eliminar