Amamentar, sim ou não?

09:00



Faz-me confusão, nos dias de hoje, como é que o tema amamentação ainda consegue ser um tabu tão grande, em que muitas mães se sentem intimidades pela sociedade por não conseguirem ou não quererem amamentar.
Ainda grávida já ouvia coisas a impor-me a amamentação como se fosse uma obrigatoriedade ou a ensinarem que seria má mãe se não amamentasse.

Vais amamentar, não vais?
Amamentar é a melhor coisa do mundo.
Todas as mulheres têm leite suficiente para dar aos seus filhos.

Eis que o Afonso nasceu e começou o nosso tormento... posso dizer que nas primeiras duas, três semanas era um desatino. Não acertávamos com a coisa, tanto um como o outro. Ele chorava porque não conseguia mamar e eu chorava porque não conseguia dar de mamar, cheguei a pensar que eu não era boa mãe, que o meu leite não prestava, o que é que as pessoas íam pensar...
Pensamentos de merda, os meus!
Ninguém me podia dirigir uma única palavra sobre a amamentação que eu começava logo a chorar e a mandar vir. Até que, aos poucos, a coisa começou a atinar e começamos a ficar em sintonia um com o outro e até que começou a funcionar. Bem, mais ou menos...

É que este macaquinho é miúdo de muuuuuito alimento e com um mês alimentava-se como gente grande e decidimos, além da mama, dar suplemento.

Foi a minha salvação! Foi a melhor coisa que fizemos! O rapaz fica saciado e eu não temos que sair de casa com o tempo contado. Sim, porque se há coisa que acho que nunca fiz foi sacar da mama pra fora em pleno centro comercial ou onde seja. Nunca me senti bem a andar aí a passear com pouca roupa, não seria agora por ser mãe que ía adorar estar de mama ao léu só porque amamentar é “muita bom!”. Além de que, consigo descansar melhor à noite para conseguir ir trabalhar porque o papá também ajuda ao dar o biberão ao nosso filhote e fica todo contente por fazer parte de mais uma actividade do bebé.

Sim, eu tenho plena consciência que amamentar tem inúmeros benefícios para a mãe e para o bebé mas não me venham dizer que é a melhor coisa do mundo, quando não é!

É desconfortável, dói, é uma seca porque o miúdo deixa-se dormir quinhentas vezes e em vez de estar a arrumar qualquer coisa em casa estou com a mama na boca dele uma hora. Claro que também tenho a minha parte de egoísmo e às vezes até sabe bem esse bocadinho em que estou a dar de mamar porque ninguém o tira dos meus braços e é aquele momento que é só nosso.

Mas... não me ponham aquelas merdas no Facebook a dizer “três anos de LM exclusivo” porque é simplesmente estupido e não são nem mais nem menos mães por isso. Quem dá leite artificial como suplemento ou quem dá apenas leite artificial não é menos mãe e, muito menos é má mãe por isso. Cada mãe sabe o que é melhor para os seus filhos e para si, desde que os pequenotes cresçam saudáveis e não passem fomeca, respeitem-se umas às outras. Afinal, ser mãe não é fácil para nenhum de nós. Afinal, ser mãe é a montanha-russa mais maravilhosa e fantástica que há.

You Might Also Like

8 comentários

  1. 100% de acordo! Não sou mãe mas vejo tanta intransigência nas que são que me assusta o mundo da maternidade. Nem tanto por todas as mudanças que a minha vida vai sofrer mas porque toda a gente dá palpites, toda a gente sabe o que é melhor e tenho a certeza que isso deve dar cabe dos nervos a uma mãe.
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca imaginei que as pessoas dessem tantos palpites, a sério! :o é uma coisa por demais...

      Eliminar
  2. !00% de acordo! Fui mãe há 9 anos e já nessa altura pensava assim. Nunca achei essa coisa de amamentar é o melhor do mundo! Dei de mamar 1 mês, mas por motivos de saúde tive de deixar... foi um alivio para mim e para ele. Sou a favor da amamentação, mas sou a favor da mesma sem sacrificios... tem de ser bom para o bebé e para a mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por um lado quero continuar a dar de mamar mas ao mesmo tempo estou desejosa que ele se borrife para a mama uffff

      Eliminar
  3. Não sou mãe (ainda), mas sei que essa questão da amamentação não depende do que os outros dizem (desde a família como os profissionais da saúde), depende essencialmente da pessoa que irá amamentar e do bebé (factores biológicos e físicos), bem como a decisão será única e exclusiva da mãe.
    Tudo, para dizer que gostei do texto :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D e sim, cada mãe é que sabe o que é melhor para o seu filho porque cada caso é um caso :)

      Eliminar
  4. Acho que cada caso é uma caso e cada um sabe de si, ninguém é melhor mãe ou pior por uma decisão dessas!! Eu dei ate aos 6 meses e depois de ele entrar para a creche o leite foi-se e sem traumas ou consciência pesada lá fui eu à farmácia comprar o leitinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No início fiquei super em baixo mas agora já é tão natural que já nem ligo ao que possam pensar ou dizer, logo estamos os dois mais tranquilos :)

      Eliminar